O Cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins, é um quadro agudo que se instala mais nos homens do que nas mulheres e provoca dores inesquecíveis. Os livros antigos de medicina diziam que essa é a dor, que os homens podem sentir, mais próxima da dor do parto. Na verdade, cálculo renal é uma nomenclatura imprecisa, pois pode acometer qualquer ponto do aparelho urinário constituído pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Com formato semelhante ao de um grão de feijão, os rins são duas estruturas anatômicas que filtram o sangue que chega pela artéria aorta, distribui-se pelas artérias renais e retorna ao coração pela veia cava.

No intervalo entre as sessões de Hemodiálises, o paciente pode exercer suas funções normais de trabalho, porém como as toxinas vão se acumulando no corpo é necessário uma maior restrição alimentar e um maior controle principalmente na ingestão de água e sal. (Fonte: Baxter do Brasil)

O cálculo renal não é uma doença, mas a associação de várias doenças. Um indivíduo que tem cálculo renal apresenta também algum distúrbio metabólico que faz os cristais normalmente eliminados pela urina precipitarem e formarem a pedra. Algumas são decorrentes de excesso de ácido úrico ou oxalato de cálcio na urina, de infecções urinárias de repetição, de falta de citrato ou de uma doença chamada cisteinúria. Em mais de 50% dos casos, quer em homens, quer em mulheres, elas são formadas por oxalato de cálcio. ( Adaptação : site Dr. Dráuzio Varella)

 

Litotripsia

A litotripsia consiste na fragmentação do cálculo renal através de ondas de choque que explodem a pedra, sendo os fragmentos eliminados com certa facilidade através da urina. A litotripsia é indicada apenas para cálculos maiores e consiste na fragmentação do cálculo renal através de ondas de choque que explodem a pedra, sendo os fragmentos eliminados com certa facilidade através da urina. O paciente sente certo desconforto e um pouco de dor, mas não sofre nenhum corte ou incisão nos tecidos.

 

A Tecnomédica na Litotripsia

Além de disponibilizar assistência técnica para litotriptores das marcas Direx, Meizzi e Breakstone, a Tecnomédica recondiciona eletrodos fixos ou ajustáveis, geradores, fontes e arcos-cirúrgicos usados em litotripsia.