A Tecnomédica Engenharia Clínica, através de uma parceria com o Professor Jorge Nicolau Rufca (Mestre em Engenharia Clínica e chefe da oficina de manutenção de Raios-X da USP), realizou o treinamento dos seus engenheiros no Departamento de Eng. Biomédica do Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina), visando com isso suprir a falta de serviços especializados de manutenção em equipamentos radiológicos no mercado regional.

Todos os serviços são realizados utilizando equipamentos de última geração diretamente no feixe do R-X, evitando a utilização de dados empíricos para calibração dos aparelhos radiológicos.

Serviços ofertados:

  1. Manutenção geral em equipamentos radiológicos;
  2. Calibração da potência de emissão (KV);
  3. Calibração da corrente do feixe do R-X (mA);
  4. Aferição do tempo de exposição.

Possíveis problemas relacionados com equipamentos radiológicos mal calibrados:

  1. Um KV descalibrado dificulta a aplicação da técnica solicitada em regiões densas e diminui a vida útil do tubo de R-X;
  2. Um mAs descalibrado, além de provocar a perda desnecessária de filmes radiológicos , dificulta a nitidez das imagens, podendo causar sobre-aquecimento do tubo quando aplicado por longos períodos de tempo;
  3. O tempo de exposição descalibrado expõe demasiadamente operador e paciente à radiação, causando também sobre-aquecimento ao tubo de R-X.